A Unidade Local de Saúde de Viseu Dão-Lafões assinalou, na terça-feira, dia 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro, através de um conjunto de atividades, sob o lema “O Enfermeiro em todos os momentos da sua vida”.
A iniciativa teve como principal objetivo reconhecer o papel dos(as) enfermeiros(as) na promoção da saúde, na prestação de cuidados e no acompanhamento das pessoas, famílias e comunidade, em todas as fases da vida.
No átrio principal do Hospital São Teotónio, foram dinamizadas várias ações de sensibilização dirigidas a utentes e profissionais, incluindo divulgação de materiais informativos, exposição temática, momentos de partilha de experiências e a apresentação de um vídeo alusivo à atividade da enfermagem nos cuidados de saúde.
O espaço contou ainda com diferentes atividades interativas e educativas relacionadas com a promoção da saúde e bem-estar, para reforçar a proximidade entre os profissionais de enfermagem e a comunidade.
Pelas 11h00 realizou-se um momento simbólico de homenagem aos profissionais de enfermagem, marcado pelo reconhecimento do empenho, dedicação e contributo diário destes profissionais para a qualidade e humanização dos cuidados prestados na instituição.
A celebração do Dia Internacional do Enfermeiro pretende também valorizar a enfermagem enquanto profissão essencial no Serviço Nacional de Saúde, destacando o impacto do trabalho desenvolvido diariamente pelas equipas de enfermagem junto de quem mais necessita de cuidados.
Assinalado mundialmente a 12 de maio, o Dia Internacional do Enfermeiro homenageia todos os profissionais de enfermagem e relembra a importância do seu papel na construção de sistemas de saúde mais humanos, seguros e próximos da população.
Fonte/Foto: ULS Viseu Dão-Lafões