O Mercado de Natal está de regresso ao Rossio e à Rua Direita. Os operadores poderão inscrever-se até 25 de novembro, para os espaços disponíveis no Rossio e na Praça da República. Artesanato, doçaria regional, chocolataria, queijos e charcutaria são alguns dos produtos que podem ser comercializados.
O mês de dezembro traz consigo os aromas e os sabores da quadra natalícia e, em Viseu, o Mercado de Natal é o espaço privilegiado para experienciar este cabaz diverso de ofertas gastronómicas ou artesanais.
As inscrições para a edição de 2025/2026 desta iniciativa, integrada no programa VISEU NATAL, estão abertas e decorrem até ao próximo dia 25 de novembro.
Os operadores que estejam interessados em comercializar os seus produtos poderão manifestar o seu interesse em ocupar as tradicionais casinhas de madeira, na Praça da República (Rossio), ou nas lojas devolutas da Rua Direita.
No primeiro espaço será dada preferência a produtos nas áreas do artesanato, doçaria tradicional, licores, flores, frutaria e frutos secos. Já na Rua Direita, dar-se-á privilégio à chocolataria, queijaria/charcutaria tradicional, padaria/cafetaria e aos vinhos do Dão.
Em 2025, o Município de Viseu volta a desafiar os operadores selecionados para a Praça da República a decorar o seu espaço de forma temática e original, já que a casinha de madeira que vier a ser eleita como a "Mais bem decorada” terá assegurada a sua permanência do Mercado de Natal do próximo ano.
De referir ainda que o formulário de inscrição requer, além de outros dados, a descrição completa dos produtos a expor/comercializar, imagens e proposta de decoração interior do espaço. A joia de inscrição para os espaços afetos à Praça da República é de 200 euros e à Rua Direita de 50 euros, sendo que acresce o IVA a ambos os valores.
Fonte/Foto: CM Viseu