A 20.ª Jornada do campeonato nacional sénior masculinos, não correu de feição para o Académico de Viseu.
Na sua deslocação ao reduto da formação da Associação Desportiva e Académica (ADA) da Maia, equipa que ocupava a penúltima posição, a formação viseense sofreu uma derrota expressiva, com 10 golos de diferença, o que lhe valeu a troca de posições com o conjunto maiato e este passou a ocupar a antepenúltima posição, lugar que dá acesso ao 'play-off'.
O Académico foi derrotado por um adversário direto na luta pela manutenção por 29-19 e caiu para a zona onde ninguém quer estar. Ao intervalo, a equipa viseense perdia por seis golos (15-9) e no segundo tempo, para além de não ter conseguido diminuir a diferença no marcador, ainda alargou a margem perdendo o segundo tempo por quatro golos (14-10), perfazendo um total de dez golos de desvantagem.
André Lima, com quatro golos e Miguel Cortinhas e Eduardo Martins, com três golos, cada, foram os melhores no ataque viseense à baliza dos maiatos. O Académico terá agora seis jornadas pela frente para reverter a situação e sair de zona de descida direta, entrando nas contas do playoff de despromoção.
Pela frente, os comandados de Rafael Ribeiro terão três jogos em casa e três fora. Recebem Vitória FC, Águas Santas e Artística de Avanca e vão jogar aos pavilhões do Marítimo, FC Gaia e Benfica.