Investimento de cerca de meio milhão de euros permitirá reabilitar, na íntegra, um campo de ténis e construir dois novos, no Complexo Desportivo do Fontelo. No Polo de Santa Eulália, um polidesportivo será também reconvertido para a prática de ténis. Federação assegura financiamento da despesa em 75%.
Um acordo de excelência entre o Município de Viseu e a Federação Portuguesa de Ténis vai permitir concretizar um investimento significativo no concelho ao nível desta modalidade, num valor de cerca de meio milhão de euros, traduzido na construção e qualificação de equipamentos para a prática do Ténis.
"Este é um acordo extraordinariamente importante para o Município de Viseu, um acordo histórico e excecional para a execução de infraestruturas desportivas nesta região, pelo que não posso deixar de felicitar e agradecer à Federação Portuguesa de Ténis. É o início real do grande investimento no desporto e lazer que queremos fazer no Concelho de Viseu”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, João Azevedo.
Na reunião de Câmara desta semana, foi aprovada uma adenda ao protocolo de colaboração celebrado em dezembro de 2024. A par da proposta inicial, relativa à reabilitação completa do Campo de Ténis nº 3, no Complexo Desportivo do Fontelo, nomeadamente a instalação de uma cobertura e a execução de um novo pavimento, o novo acordo prevê a intervenção em novos espaços/instalações, inclusive de forma descentralizada. A Federação Portuguesa de Ténis irá comparticipar o valor global destas obras em 75%.
Ainda no Fontelo, serão construídos 2 novos campos (números 4 e 5), próximos aos já existentes, equipados com iluminação adequada e vedações. Na Freguesia de Repeses e São Salvador, no Polo de Santa Eulália, o polidesportivo existente será também reconvertido, assumindo uma nova vocação como Campo de Ténis. Neste, a intervenção concretizar-se-á com a cobertura da instalação desportiva, a execução de um pavimento especializado, a implementação da iluminação e a recuperação das vedações.
"Com este investimento, teremos mais espaços, mas, sobretudo, mais espaços com qualidade, cobertos e preparados para uma prática contínua desta modalidade, ao longo de todo o ano. Ou seja, esta é uma resposta importantíssima para os quase um milhar de praticantes de ténis neste concelho”, remata João Azevedo.
Integram ainda este protocolo de colaboração o Viseu Royal Tennis Club e o Ténis Clube de Viseu, os dois clubes do concelho que irão usufruir, maioritariamente, destes espaços. No caso do primeiro, este manterá a sua base no Complexo Desportivo do Fontelo, enquanto o segundo expandirá a sua atividade para o novo Campo, no Polo de Santa Eulália.
Com este investimento, não só os atletas federados terão vantagens. Também a comunidade que queira praticar a modalidade, numa lógica mais informal e de lazer, poderá fazê-lo com melhores condições, não só infraestruturais, mas também ao nível de horários, já que haverá maior disponibilidade dos mesmos.
A modalidade de Ténis tem registado um crescimento muito expressivo no concelho - mais 27% de participantes desde 2023 - contando, atualmente, com 422 atletas, dos quais 124 são do sexo feminino.
Fonte/Foto: CM Viseu