A Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu irá acolher esta iniciativa, promovida pelo Observatório BEIRA, de participação gratuita, a 31 de maio. Jornalista Helena Garrido, Embaixador Francisco Seixas da Costa e Professor e Comentador José Pedro Teixeira Fernandes apresentarão também os seus pontos de vista nesta conferência, com moderação do jornalista Henrique Monteiro. Inscrições a decorrer.
Josep Borrell, reconhecido internacionalmente, foi ministro nos governos de Felipe González (1991-1996) e de Pedro Sánchez (2018-2019), além de ter exercido funções como deputado europeu e presidente do Parlamento Europeu entre 2004 e 2007. De 2019 a 2024, foi Vice-Presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, sendo-lhe atribuída a elaboração da "Bússola Estratégica Europeia”. É membro do Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), federado com o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).
O painel de oradores integra ainda nomes de relevo como a jornalista Helena Garrido, especializada em economia e finanças, o diplomata Francisco Seixas da Costa e o professor e comentador José Pedro Teixeira Fernandes. Os temas em debate incluem "Uma União construída com crises. Será desta vez diferente?”, "Europa: como gerir a diversidade?” e "As Múltiplas Crises da União Europeia e o Papel Europeu no Mundo”.
O evento é aberto a toda a comunidade, com participação gratuita sujeita à lotação do espaço.
A Conferência BEIRA é uma iniciativa do BEIRA – Observatório de Ideias Contemporâneas Azeredo Perdigão, centro de reflexão inspirado na figura de José de Azeredo Perdigão, ilustre viseense e referência da cultura portuguesa do século XX. O projeto, sem fins lucrativos, resulta de um Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viseu e a Associação Viriatos.14, contando ainda com a Fundação Calouste Gulbenkian como Membro Fundador.
Fonte/Foto: CM Viseu