Em
Terras de Viseu

2025/04/08

Diocese e Município de Viseu de Viseu desafiam comunidade a criar e divulgar tapetes de flores

Freguesias

Concurso/Exposição "Tapetes de Flores: Tradição. Fé. Arte” pretende divulgar e valorizar a tradição da execução de tapetes de flores pela comunidade viseense, ligada às festividades religiosas. Candidaturas estão abertas e contemplam a realização de projetos a nível local, nas Freguesias, e na Sé de Viseu.

"Tapetes de Flores: Tradição. Fé. Arte” é o nome do Concurso/Exposição que o Município de Viseu e o Departamento dos Bens Culturais da Diocese de Viseu estão a promover, em parceria, até ao mês de agosto. A iniciativa "resgata” para a praça pública aquela que é uma tradição secular – a da conceção dos tapetes de flores -, levada a cabo pelas comunidades das Freguesias do concelho, como ato simbólico de embelezamento das ruas para as festividades religiosas. 
É uma arte que envolve diferentes gerações e que merece o seu reconhecimento e valorização pelo empenho e criatividade com as quais a população trabalha estes tapetes, preparando antecipada e estrategicamente as composições figurativas e geométricas que ornamentam as ruas que conduzem a procissão à Capela ou Igreja local. Nos últimos anos, esta arte tem suscitado curiosidade e admiração por parte de quem reside e visita as Freguesias e participa das celebrações religiosas, motivando a dinamização desta iniciativa por ambas as entidades. 
A par da valorização da tradição, da divulgação do património local e do incentivo ao envolvimento comunitário, a iniciativa tem também como objetivos criar novas propostas expositivas, favorecer a educação para o património, potenciar o intercâmbio de projetos com outras instituições e dinamizar culturalmente o Centro Histórico e a Catedral, possibilitando leitura integradas, interpretações dinâmicas e experiências de conhecimento mais alargadas e sólidas. 
O Concurso/Exposição "Tapetes de Flores: Tradição. Fé. Arte” contempla duas linhas de candidatura. A primeira é vocacionada para projetos a realizar nas Freguesias e Paróquias e destina-se à participação da comunidade das Freguesia, através da apresentação a concurso dos tapetes de flores realizados localmente ao longo do ano. A segunda diz respeito a projetos a concretizar na Sé de Viseu e é vocacionada para todos aqueles que, individualmente ou em grupo, queiram executar um "quadro” de flores nos Claustros da Catedral, em espaço delimitado a indicar posteriormente. 
Para a Linha 1, as candidaturas decorrem até 13 de abril, sendo que os trabalhos finais (anexos) podem ser enviados até 29 de agosto. Estes devem conter apresentações em suporte digital que ilustrem todo o processo de conceção, execução e a obra final, bem como uma memória descritiva. Já no caso da Linha 2, os interessados poderão inscrever-se até 16 de maio e deverão ser posteriormente executados no dia 29, para exposição ao público entre os dias 30 de maio e 1 de junho. 
Posteriormente, o Júri fará a respetiva avaliação, até 7 de setembro, e os vencedores receberão prémios pecuniários - 1000 euros para o 1º prémio e 500 euros para o 2º prémio, em cada uma das linhas. 


Fonte/Foto: CM Viseu
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Comando Distrital de Viseu no combate à contrafação
16/04/2025
Freguesia de Ribafeita inaugura novo Espaço Multiusos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Autarquia investe na Reabilitação Urbana e Habitacional
15/04/2025
Grande concerto de Páscoa chega à Sé de Viseu esta quarta-feira
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025
As ideias do Livre para o país
14/04/2025
Freguesia de Abraveses acolhe Projeto “AbreMente”
14/04/2025