Em
Terras de Viseu

2025/02/06

Freguesias em protocolos de delegação de competências recebem do Município meio milhão de euros

Freguesias

A este valor, é adicionado ainda um montante de 105 mil euros, que diz respeito a um apoio financeiro por parte da autarquia às Juntas de Freguesia para a execução de atividades culturais no concelho
A Câmara Municipal deliberou hoje, em sessão pública, a aprovação de um conjunto de protocolos de delegação de competências com as 25 Juntas de Freguesia do concelho, no valor de 390 mil euros, para o ano de 2025.
Este montante destina-se a ser utilizado pelas Juntas para um conjunto de tarefas e necessidades regulares, nomeadamente reparações de equipamentos nos estabelecimentos de Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo de Ensino Básico; limpeza das vias municipais – que arrecada a maior fatia de investimento, novalor de 256 mil euros; gestão, conservação e reparação de equipamentos desportivos (polidesportivos), percursos pedestres e Circuito BTT; aquisição de lenha para os estabelecimentos escolares; e placas toponímicas.
Adicionalmente, e ainda no âmbito da delegação de competências, o Município de Viseu irá protocolar com cada uma das Juntas de Freguesia a manutenção e execução de pequenas reparações das redes de fontanários públicos, transferindo um montante de 2.500 euros por ano e por Junta (no caso das Uniões de Freguesia, o valor é multiplicado pelo número total de freguesias agregadas).
O apoio às Freguesias não se esgota por aqui. Nesta sessão pública, e com o objetivo de tornar célere e eficaz o tratamento dos processos relativos aos pedidos de apoio (bens e serviços, excluindo as transferências financeiras)efetuados por entidades e organismos legalmente existentes ou respeitantes a atividades de interesse municipal, a Câmara deliberou apoiar, em 2025, as Freguesias, com um valor de 105 mil euros, para a execução das suas atividades culturais.
Com algumas das Freguesias do concelho, nomeadamente Orgens, Calde e Campo, foi também hoje aprovada a celebração de contratos-programa no valor de 56 mil euros. Dizem estes respeito à aquisição de casas devolutas em São Martinho de Orgens; ao pagamento dos projetos para a Rua dos Emigrantes, junto à Escola, para requalificação da Rua dos Namorados, em Paraduça, e para a repavimentação da Rua dos Anjos, na Póvoa, as três na Freguesia de Calde; e à aquisição de um cilindro para a Escola Básica de Vila Nova do Campo. 


Fonte/Foto: CM Viseu
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Complexo Desportivo do Fontelo condicionado ao trânsito este sábado
17/04/2025
Seniores do Viseu 2001 recebem Saavedra Guedes
17/04/2025
Comando Distrital de Viseu no combate à contrafação
16/04/2025
Freguesia de Ribafeita inaugura novo Espaço Multiusos
16/04/2025
ANTI-AMERICANOS OU ANTI-TRUMP?
15/04/2025
Autarquia investe na Reabilitação Urbana e Habitacional
15/04/2025
Grande concerto de Páscoa chega à Sé de Viseu esta quarta-feira
15/04/2025
“Se nós não ajudamos o jornalismo a passar por esta fase, [assistiremos à] morte da democracia junto com a morte do jornalismo”
14/04/2025