Em
Terras de Viseu

2025/02/05

Mudanças no atendimento ao público no setor de Urbanismo do Município de Viseu

Concelho

O atendimento ao público no setor de Urbanismo do Município de Viseu sofreu algumas mudanças, com o objetivo de otimizar e melhorar a eficiência do atendimento e aumentar a satisfação dos munícipes, proporcionando um serviço mais ágil e acessível.
O atendimento presencial é agora efetuado no espaço físico do Atendimento Único, exclusivamente, pelas 3 gestoras de procedimento que estão disponíveis para atender às solicitações relacionadas com processos em andamento, esclarecer dúvidas de caráter geral e prestar orientações sobre procedimentos de gestão urbanística.

_____________________________________________________

Viseu Urbe
Já conhece as medidas relativas ao atendimento geral do Urbanismo e dos Gestores de Procedimento? O Município de Viseu continua a trabalhar para uma gestão, distribuição e atendimento mais simples, célere, transparente e eficaz.

________________________________________
Como apresentar pedidos e/ou documentos?
Deverá enviar os seus pedidos e/ou documentos, de acordo com a sua pretensão, com inclusão dos formulários, em conformidade com as normas de instrução dos processos em formato digital e respetivas normas técnicas, disponíveis em www.cm-viseu.pt, para o e-mail urbanismo@cmviseu.pt.

________________________________________
O que fazer caso os documentos sejam superiores a 5mb?
Os ficheiros superiores a 5MB devem ser enviados pela plataforma online wetransfer - https://wetransfer.com/ - ou por outra equivalente. 


Importante: Os ficheiros só serão aceites se cumprirem todas as especificações indicadas, nas correspondentes normas técnicas, devendo ser recusados e substituídos, em caso de não conformidade.

________________________________________
Necessito entregar os originais de documentos. Como devo proceder?
Poderá usufruir do atendimento presencial para o efeito. Este será efetuado de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 16 horas, no Atendimento Único do Município.

________________________________________
Como proceder relativamente ao pagamento de taxas e cauções?
- Taxas urbanísticas:

   - Taxa a pagar no momento de apresentação/submissão do pedido - poderá proceder ao pagamento, por transferência bancária, através do seguinte IBAN: PT50 0018 0000 5199 3869 0202 1, enviando com o respetivo pedido e comprovativo do pagamento efetuado.

   - Taxa a pagar na sequência de emissão de fatura - poderá proceder ao pagamento através da referência Multibanco constante na fatura ou presencialmente no atendimento geral do urbanismo.

- Cauções:

Poderá proceder à prestação de caução, por transferência bancária, através do seguinte IBAN: PT50 0035 0930 00066248830 58, enviando o respetivo comprovativo com indicação do respetivo processo administrativo.

Os comprovativos de transferência bancária devem ser remetidos para o email urbanismo@cmviseu.pt, com indicação do respetivo processo administrativo.

________________________________________
Submeti o meu processo administrativo. Como posso obter informações sobre a sua tramitação?
O atendimento aos munícipes e o acompanhamento dos seus processos é feito considerando 3 zonas territoriais, às quais está atribuída uma equipa municipal, liderada por um gestor de procedimento.

Assim, foram designados 3 Gestores de Procedimento, os quais desempenham funções, em regime de exclusividade, mantendo-se, desta forma, mais próximos dos cidadãos e das empresas, já que os mesmos estão disponíveis para atendimento presencial, telefónico e/ou email, em função da zona territorial.

________________________________________

Qual a função do Gestor de Procedimento?

- Acompanhar a instrução dos processos;

- Garantir o devido trâmite processual;

- Prestar informações e esclarecimentos, de caráter geral, aos interessados sobre o desenvolvimento dos procedimentos de gestão urbanística;

- Proceder à marcação, mediante solicitação dos interessados, de entrevistas de atendimento especializado sobre a tramitação dos procedimentos em questão, com os técnicos superiores responsáveis por cada zona e pelo controlo prévio das operações urbanísticas.

________________________________________

De que forma se processa o atendimento?

O Gestor de Procedimento presta atendimento presencial, por telefone ou por correio eletrónico. O atendimento presencial será realizado no espaço físico do Atendimento Único da Câmara Municipal. 


________________________________________
Saiba qual o Gestor que pode consultar, os dias e horários
» Zona A
Faíl e Vila Chã de Sá, Ranhados, Repeses e São Salvador, São João de Lourosa, Silgueiros e Viseu.


Gestor do Procedimento
Sofia Fernandes
gestorprocedimentoA@cmviseu.pt
232 427 472 | 969 077 494

» Zona B
Abraveses, Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, Bodiosa, Calde, Campo, Coutos de Viseu, Lordosa, Orgens, Ribafeita e São Cipriano e Vil de Souto. 


Gestor do Procedimento
Sónia Fonseca
gestorprocedimentoB@cmviseu.pt
232 427 473 | 969 077 495


» Zona C
Barreiros e Cepões, Cavernães, Côta, Fragosela, Mundão, Povolide, Rio de Loba, Santos-Êvos e São Pedro de France.


Gestor do Procedimento
Sandra Pinto
gestorprocedimentoC@cmviseu.pt
232 427 474 | 969 077 531

________________________________________


Horário de Atendimento dos Gestores de Procedimento

Atendimento presencial
Segunda a sexta-feira: 9H00 - 16H00

Atendimento telefónico
Segunda a sexta-feira: 9H00 - 12H00 e 14H00 - 16H00

Atendimento online
Via e-mail da gestora de procedimento da respetiva zona territorial

 

Fonte/Foto: CM Viseu
 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
O AVOZINHO DESPEJOU-NOS
11/03/2025
Museus Municipais | Agenda | março
11/03/2025
Tribunal da Comarca de Viseu recebeu Amadeu Ribeiro Guerra
11/03/2025
Benjamins do United empatam frente ao Santo André
10/03/2025
Viseu comemora bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco
10/03/2025
Rua da Prebenda condicionada ao trânsito até ao final desta sexta-feira
7/03/2025
Golo dos iniciados do Viseu United nos descontos faz injustiça ao resultado
7/03/2025
Radares da PSP em Viseu | março 2025
6/03/2025