Em
Terras de Viseu

2023/06/22

Município de Viseu quer adquirir casas nas freguesias rurais para disponibilizar mais habitação

Freguesias

O Município de Viseu pretende disponibilizar mais habitação às famílias nas freguesias rurais do concelho, através da aquisição de casas devolutas ou em estado de ruína, promovendo a sua reabilitação e a disponibilização de mais habitação.

De acordo com os últimos dados dos CENSOS 2021, o concelho de Viseu ganhou população, no último decénio, com uma variação de 0,3%. Contudo, analisando a evolução da população residente no concelho, por freguesia, nos últimos 10 anos, torna-se percetível que algumas freguesias estão a perder população, progressivamente, à exceção das freguesias periféricas à cidade, como Mundão, Orgens, Ranhados, Repeses e São Salvador.

Verifica-se, assim, uma tendência de despovoamento da população nas freguesias rurais, sendo objetivo do Município contrariar essas assimetrias e enquadrar os projetos de casas devolutas ou em estado de ruína, na Estratégia Local de Habitação de Viseu.

Os proprietários interessados na venda das casas poderão solicitar o agendamento de uma reunião, nas instalações da Habisolvis, sitas na Rua João Mendes, Nº 51, R/C Esquerdo, levando, no dia da reunião, alguma documentação para análise, como Certidões das Finanças e da Conservatória, registos fotográficos da casa e uma proposta do valor de venda.

O Município de Viseu, através da empresa municipal Habisolvis, irá analisar a possível aquisição, solicitando uma avaliação patrimonial ao imóvel.

 

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Homem de 69 anos em prisão preventiva por incêndio florestal
11/07/2025
Procissão da Nª Srª de Fátima condiciona trânsito na Freguesia de Abraveses
10/07/2025
Mosaico - Festival ao Centro tem início esta quinta-feira
10/07/2025
1.ª Mostra Social de Viseu decorre nos dias 11 e 12 de julho
9/07/2025
Moure de Madalena com interrupção do abastecimento de água
9/07/2025
AF Viseu promove curso de árbitro de futebol ou futsal
8/07/2025
Projeto “Viseu, Senhora da Beira” reuniu comunidade sénior das freguesias
8/07/2025
OS JOVENS EUROPEUS, A DEMOCRACIA E A EU
8/07/2025