Em
Terras de Viseu

2025/06/25

SMAS avançam com empreitadas superiores a meio milhão de euros em freguesias do concelho

Freguesias

Intervenções terão um prazo de execução entre 2 e 6 meses e visam a remodelação de redes de esgotos e a execução de redes de água, saneamento básico e águas pluviais.

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu (SMAS de Viseu) celebraram, na passada terça-feira, 24 de junho, os autos de consignação para a realização de quatro empreitadas nas Freguesias de Boa Aldeia, Farminhão e Torredeita, São João de Lourosa e Fail e Vila Chã de Sá. Globalmente, o investimento alocado ronda os 565 mil euros e as intervenções serão concretizadas no terreno no prazo de 2 a 6 meses, previsivelmente. 

As intervenções visam a remodelação de redes de esgotos e a execução de redes de água, saneamento básico e águas pluviais, numa ação que possibilitará alargar a rede pública, construir e qualificar infraestruturas, garantindo mais e melhores condições para a comunidade.

As obras irão incidir na Rua Principal e na Rua do Lameiro do Rego, em Lourosa de Baixo; na Rua da Boiça, Rua do Carril e Rua do Santo, em Vila Chã de Sá; e na Rua do Ribeiro, em Boa Aldeia.

O investimento de maior dimensão – cerca de 236 mil euros - será realizado na localidade de Lourosa de Baixo, onde será executado o saneamento básico na Rua Principal e na Rua do Lameiro do Rego, locais onde, atualmente, existem ainda algumas habitações que não são servidas pela rede pública. A par desta obra, também aqui será construída uma Estação Elevatória de Águas Residuais compacta. Estima-se a sua conclusão em 6 meses. 

Já em Vila Chã de Sá, são duas as obras previstas. Na Rua da Boiça, toda a rede de saneamento básico será remodelada, dada a sua antiguidade e consequentes anomalias estruturais, registando-se ainda uma ampliação da mesma para servir a Associação de Solidariedade Social Recreativa e Desportiva de Vila Chã de Sá. Em parte da Rua do Carril e Rua do Santo, irá proceder-se à construção de uma rede de drenagem de águas pluviais, de forma a estas poderem ser encaminhadas para a linha de água mais próxima. Ambas as empreitadas somam um valor de 237 mil euros, sendo que a primeira terá uma duração de 3 meses e a segunda de 2 meses. 

A quarta empreitada incidirá na Rua do Ribeiro, em Boa Aldeia, via na qual está prevista a remodelação do coletor de esgotos, com um montante financeiro de 92 mil euros e um prazo de execução de 90 dias. 

"Estas obras, de investimento significativo, representam mais um passo qualitativo para o bem-estar dos viseenses”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, também ele Presidente do Conselho de Administração dos SMAS de Viseu, Fernando Ruas. "É de reconhecer e valorizar o trabalho que os nossos Serviços Municipalizados têm realizado ao longo dos anos, procurando construir, alargar e qualificar as infraestruturas da rede pública de água e saneamento, em todo o território, garantindo mais e melhores condições para a comunidade”. 

"O concelho tem crescido e, portanto, é natural que as necessidades ao nível da rede pública de água e saneamento nunca estejam satisfeitas a 100%. Não quer isso dizer que estejamos em falta ou desatentos; é sim sinónimo deste crescimento demográfico, que se traduz num maior número de habitações, por vezes locais onde estes serviços ainda não tinham chegado”, afirma o Presidente. "O importante é ouvirmos as populações, avaliarmos no terreno, procurar a melhor forma de proceder e concretizar as soluções que permitam oferecer um serviço eficaz a todos”, conclui. 

 

Fonte/Foto: CM Viseu

Partilhar nas redes sociais

Últimas Notícias
Autarquia homenageou Bombeiros do Distrito de Viseu
24/11/2025
As mágicas tardes de futsal voltaram ao Pavilhão Cidade de Viseu
24/11/2025
Abertas inscrições para o Mercado de Natal em Viseu
21/11/2025
Município de Viseu disponível para receber e esclarecer viseenses
21/11/2025
GNR de Viseu promoveu tertúlias improváveis "Memórias dos Tempos"
20/11/2025
Praceta de Santa Teresinha reaberta ao trânsito
20/11/2025
Plátano da Quinta da Cruz candidato a Árvore do Ano a nível nacional e europeu
19/11/2025
SMAS de Viseu reconhecido com selo de qualidade pela sexta vez
19/11/2025