O Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, e o Alcaide da Câmara Municipal de León, José Antonio Diez Díaz, celebram no sábado, dia 13 de abril, o Protocolo de Geminação, Cooperação e Amizade que, doravante, une, oficialmente ambas as cidades.
"Esta parceria histórica entre Viseu e León desempenha um papel fundamental no fortalecimento dos laços culturais, sociais e económicos entre as duas cidades”, avançou o autarca viseense. "Esta é uma oportunidade única para o crescimento mútuo e a construção de um futuro mais próspero e integrado para as duas comunidades. Estou convicto que este compromisso hoje assumido criará oportunidades significativas para o nosso crescimento”, sublinhou o Presidente.
Sobre a união entre ambas as cidades, Fernando Ruas, recordou ainda: "no ano passado, celebrámos os 900 anos da entrega do Foral de Dona Teresa de Leão a Viseu. Ficámos com uma herança pesada, mas estou certo que Dona Teresa estaria hoje orgulhosa ao perceber que entregou algo a este concelho que as pessoas acarinharam, preservaram e foram desenvolvendo”.
"Agradeço a todos os envolvidos que permitiram este a concretização deste marco importante, esperando com expectativa o futuro de Viseu e de Léon. Caminharemos juntos, em estreita cooperação, pois acredito que os territórios crescem com o diálogo e a partilha, quebrando muros e construindo e consolidando laços”, concluiu o Presidente da Câmara.
A génese de Portugal irá completar, no ano de 2043, nove séculos de história política como nação autónoma e independente. No ano de 1058 (Século XI), a cidade de Viseu foi conquistada aos seus ocupantes mouros ou árabes pelo Rei Leão Fernando I, que ficou conhecido como Fernando Magno, pelas importantes e decisivas conquistas por ele conseguidas com os seus exércitos.
Além de Viseu, Fernando Magno conquistou ainda a cidade de Coimbra, no ano de 1064. Isto significa que a porção de território que constitui hoje Portugal, entre a fronteira da Galiza e a cidade de Coimbra, e que se convencionou designar por "Condado Portucalense”, foi conquistada aos infiéis pelos Reis de Leão, designadamente pelo já referido Fernando Magno.
Significa também que Portugal é constituído por duas metades territoriais: a primeira entre a Galiza e Coimbra, conquistada pelos Reis de Leão, e a segunda entre Coimbra e o Algarve, conquistada pelos futuros reis portugueses.
Viseu fez parte integrante do Reino de Leão, até pelo menos ao Tratado de Zamora, de 1143, assinado entre D. Afonso Henriques e o seu primo-direito, Afonso Raimundo (filho do Conde D. Raimundo e de D. Urraca), que era então o Rei Leão, com título de Afonso VII.