Atos de consignação referentes às empreitadas na Rua do Gonçalinho e na Quinta da Pomba foram hoje realizados. Investimento global ascende a 3 milhões de euros e conta com o cofinanciamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pela União Europeia – Next Generation EU. No terreno, vai também avançar a requalificação do cruzamento da EN16 com o CM1352, em Prime, na Freguesia de Fragosela
O ano de 2025 inicia com investimentos estruturantes em Viseu ao nível da habitação, ainda que em áreas distintas, com a realização dos atos de consignação de quatro empreitadas que vão agora avançar no terreno.
Destaque para a intervenção na Quinta da Pomba, junto ao Centro Hospitalar Tondela-Viseu, que possibilitará a disponibilização de 13 novos fogos de habitação social de diferentes tipologias, no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) de Viseu.
Esta medida será concretizada através da construção de um novo edifício no lote 297, com três pisos, e capacidade para 4 fogos de tipologia T2 e 5 de tipologia T1; e da transformação de duas frações de comércio/serviços existentes ao nível do R/C, no lote 302, em 4 fogos de tipologia T1, destinadas a habitação social. Ambas as obras têm um prazo previsto de execução de um ano e totalizam um investimento financeiro de cerca de 1,1 milhões de euros.
Também no dia de hoje foi consignada a obra que diz respeito à reabilitação dos edifícios sitos nos números 28 a 36, na Rua do Gonçalinho, e que visa a construção de um novo alojamento para estudantes do Ensino Superior, a preços acessíveis, destinado ao uso por 52 estudantes. Esta empreitada realiza-se no âmbito do "Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis” e representa um custo que ascende a 1,9 milhões de euros, com um prazo de execução de cerca de um ano e quatro meses.
Fonte/Foto: CM Viseu