Iniciativa vai para a 3ª edição desde o regresso e conta, em 2025, com 31 modalidades, para jovens dos 5 aos 15 anos e algumas atividades até aos 90 anos. Francisco Neto é o Embaixador desta edição
Os Jogos Desportivos de Viseu 2.0 estão de regresso para mais uma edição do projeto que pretende marcar vidas através do Desporto. A sessão pública de apresentação decorreu hoje, no Salão Nobre dos Paços do concelho.
Em 2025, os Jogos Desportivos 2.0 vão decorrer de 25 de abril a 27 de julho, aproveitando a primavera e o verão, alturas propícias à atividade desportiva, e que abrangem parte do período de férias escolares.
"A componente lúdica do Desporto é fundamental na vida de todos, antes de ser competitivo, o desporto carrega uma responsabilidade social e física que poucas outras áreas conseguem implementar, principalmente junto de comunidades tão jovens”, reforçou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viseu, Pedro Ribeiro. "Os Jogos Desportivos são um projeto agregador, construído em rede com organizações desportivas locais, e que procura não só dar a conhecer novas modalidades desportivas, mas também divulgar princípios de ética no desporto e de inclusão”, concluiu o Vereador Pedro Ribeiro.
Francisco Neto, viseense e selecionador da Seleção Portuguesa de Futebol Feminino, aceitou o convite para ser Embaixador dos Jogos Desportivos de Viseu, e associa-se assim a mais uma iniciativa desportiva em Viseu, depois de no ano transato ter sido Embaixador de Viseu, Cidade Europeia do Desporto.
Com 31 modalidades à disposição, as crianças e jovens participantes terão uma experiência única de experimentação de diversas atividades desportivas, auxiliando na descoberta de novos talentos em modalidades menos conhecidas do público em geral. Este ano, nos Jogos Desportivos de Viseu foram adicionadas quatro novas modalidades: Karaté, OCR (Obstacle Course Race), Laser Walk e Tiro Laser.
De volta estão também as 26 modalidades para os pequenos desportistas viseenses experimentarem, sendo estas: Aikido, Andebol, Atletismo, Arborismo, Basquetebol 3x3, BTT XCO, Dança, Desporto Adaptado, Disc Golf, Duatlo, Futebol de 7, Futsal, Ginástica, Hipismo, Hóquei em Patins, Jiu-Jitsu, Judo, Laser Run, Natação, Orientação, Patinagem, Ténis, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Voleibol de Praia e Xadrez.
As grandes novidades desta edição passam pelo alargamento de algumas atividades a pessoas até aos 90 anos, que permite um envolvimento da comunidade e das famílias neste Jogos que são para todos.
"O Desporto tem um papel fundamental na construção de comunidades através da partilha de experiências e valores como a entreajuda, a confiança, a perseverança ou a amizade, entre gerações. Os Jogos Desportivos procuram implementar esse tipo de princípios na nossa comunidade, proporcionando experiências que desejamos que fiquem para a vida de todos os participantes”, acredita o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. "O nosso investimento no Desporto é contínuo, seja na procura constante pela melhoria das condições da prática desportiva, no apoio aos nossos clubes e associações ou no reconhecimento daqueles que elevam o nome do desporto viseense e português.”
Ainda, durante o mês de julho, Associações como ATL, Campos de Férias, Colégios, Escolas e Juntas de Freguesia podem inscrever-se em atividades destinadas a crianças dos 5 aos 12 anos.
Os Jogos Desportivo de Viseu privilegiam as infraestruturas municipais como palco para a experimentação destas modalidades. O Pavilhão Desportivo do Fontelo, o Pavilhão Cidade de Viseu e as restantes instalações do Parque Desportivo do Fontelo são exemplo dessas infraestruturas, nesta que é uma iniciativa sob orientação das Entidades Coordenadoras de Modalidade, nas quais se inclui o Município de Viseu.
Fonte/Foto: CM Viseu